Prova de Vida

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba trouxe uma novidade para facilitar a vida dos aposentados e pensionistas. Agora, eles contam com novas formas, mais práticas, para realizar a Prova de Vida. Confira abaixo quais são essas possibilidades. Se tiver dúvidas sobre a sua situação, ligue para (41) 3350-3660.

 

A Prova de Vida é validada:

  • Ao realizar uma consulta pelo ICS ou rede conveniada, o ICS notificará o IPMC sobre sua presença. Assim, a Prova de Vida será automaticamente renovada por mais 12 meses a partir da realização da consulta.
  • Ao realizar uma consulta pelo Sistema de Saúde Público (SUS), em Curitiba, a Prova de Vida também é automaticamente renovada por mais 12 meses a partir da realização da consulta.

É importante lembrar que o ICS e o SUS em Curitiba não realizam a prova de vida, eles apenas confirmam que você está vivo ao realizarem os procedimentos com a sua identificação e enviam essa informação para o IPMC.

 

  • Para os novos aposentados e pensionistas, a Prova de Vida tem validade por 12 meses após a data da concessão do benefício de Aposentadoria ou Pensão. Por exemplo, se a aposentadoria/pensão foi concedida em 02 de fevereiro de 2024, a Prova de Vida é válida até 02 de fevereiro de 2025.

 

 

Prova de Vida pelo aplicativo GOV.BR

Realize sua Prova de Vida pelo aplicativo GOV.BR no mês do seu aniversário ou nos 60 dias seguintes à data indicada no app. Siga as instruções disponíveis, usando um aparelho celular para o procedimento.

Também poderá realizar pelo aplicativo GOV.BR, no caso de ter sido convocado por meio de correspondência e Edital de Convocação. Serão convocados aqueles que não realizarem procedimentos no ICS/Rede Conveniada, no SUS de Curitiba, no IPMC, nos últimos 12 meses.

Para realizar a Prova de Vida pelo aplicativo GOV.BR, siga as orientações utilizando o passo a passo a seguir:

Passo a Passo para realizar a Prova de Vida  - Clique Aqui!

 

 

Convocação para realização da Prova de Vida presencial 

Se a sua Prova de Vida não estiver válida você será convocado por meio de correspondência e Edital de Convocação para comprovar que está vivo e assim continuar recebendo seu benefício. Você pode realizar a Prova de Vida pelo aplicativo GOV.BR, presencialmente no IPMC ou por correspondência, se residir fora da Região Metropolina de Curitiba.

 

 

Prova de Vida para residentes fora da Região Metropolina de Curitiba / fora do Paraná e residentes fora do Brasil 

Se você não conseguir realizar sua Prova de Vida pelo aplicativo GOV.BR no mês do seu aniversário e não seja possível realizar a sua Prova de Vida presencialmente porque você reside fora da região metropolitana de Curitiba, fora do Paraná, acesse o Menu Formulário - Anexo I (à esquerda), preencha-o e realize a assinatura por verdadeiro/autenticidade em um Cartório (presencialmente) e, envie via Correios para o IPMC no endereço: Avenida João Gualberto, 623 – Edifício Delta - Curitiba/PR - CEP 80.030-070.

Se você reside fora do Brasil deverá procurar a representação diplomática do Brasil (Embaixada ou Consulado) e realizar o preechimento do Formulário - Anexo I (à esquerda) enviando os documentos para a Avenida João Gualberto, 623 – Edifício Delta - Curitiba/PR - CEP 80.030-070.

 

 

Novidade!

Sempre que você quiser consultar a validade da sua prova de vida, é só acessar o portal do IPMC com login e senha. Estas informações estarão na sua página inicial!

 

 

Ainda ficou com Dúvidas?

Sem Problemas! Você pode ligar para nossa central de atendimento no telefone (41) 3350-3660.