Falecimento

AUXÍLIO-FUNERAL

A Prefeitura de Curitiba garante o pagamento do funeral de servidor da ativa ou aposentado até o valor de R$ 3 mil. O benefício é garantido a todos os servidores aposentador e o valor é pago à pessoa que tiver feito o pagamento, mesmo que não seja alguém da família do servidor. Mesmo quem não contratou seguro, tem direito auxílio-funeral. No caso dos servidores aposentados, os documentos necessários devem ser levados ao IPMC, o Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba.

Veja quais são os documentos:

- Nota fiscal da funerária original preenchida com o nome do requerente (pessoa física) ou fotocópia autenticada em cartório

- Certidão "original" de óbito do servidor aposentado falecido

- Certidão "original" da identidade e do CPF do requerente (aquele que pagou o funeral)

- Documentos "originais" de Identidade e CPF do servidor falecido 

- Também é necessário informar a conta corrente para o depósito do valor pago. O pagamento não é imediato. O valor comprovado referente ao auxílio-funeral será depositado posteriormente na conta corrente de quem fez a solicitação.

PENSÃO

Se o servidor falecido (aposentado ou ativo) tiver cônjuge ou filho(s) dependente(s), poderá ser aberto processo junto ao IPMC para pedir o pagamento de pensão por morte do servidor. Depois que toda a documentação é entregue, é feita a análise e o IPMC poderá conceder ou não o benefício. A prazo para conclusão de processos de pensão por morte pode variar de 60 a 90 dias.

Para saber a documentação necessária, é preciso comparecer ao IPMC para receber todas as orientações, pois os documentos necessários podem variar conforme cada situação.

SEGURO

Se o servidor falecido optou pelo seguro de vida em grupo, os beneficiários (cônjugue ou dependentes) deverão procurar o setor de seguros do Imap - Instituto Municipal de Administração Pública, o qual é o órgão responsável pelo benefício.  A recomendação é ir pessoalmente ao IMAP, pois nem todas as informações são dadas por telefone. A equipe do setor de seguros pode dar as orientações necessárias para a família, de acordo com o plano contratado, e informar o valor do seguro e os beneficiários indicados pelo servidor, quando o seguro foi contratado. Os beneficiários não são necessariamente os herdeiros do servidor.

O seguro inclui o auxílio-funeral, que é pago pela seguradora à pessoa que tiver feito o pagamento do funeral e de acordo com o valor pago até o limite estabelecido na apólice. Se for a apólice múltiplo salarial, o valor do auxílio é de até R$ 3.203,10. Quem contratou a apólice faixa etária, tem o auxílio-funeral no valor máximo de R$ 5.580, mediante apresentação de comprovante de despesas com o funeral.

Mesmo que a Prefeitura pague o auxílio-funeral que é concedido a todos os servidores, se houver seguro contratado através do Imap, é possível requerer o pagamento do auxílio-funeral da seguradora.

Para saber mais sobre o seguro contratado através do IMAP, acesse: http://imap.curitiba.pr.gov.br/index.php/seguros-2/


CONTATOS IMPORTANTES EM CASO DE FALECIMENTO DO SERVIDOR APOSENTADO:

IPMC - 3350-3660 - Avenida João Gualberto, 623, Mezanino, Torre A - Alto da Glória

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

 

SEGURO

IMAP - 3350-9587 ou 3350-9539 ou 3350-9546 ou 3350-9552 - Avenida João Gualberto, 623, 10° andar, Torre B - Alto da Glória

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30