Contracheque

No primeiro mês da aposentadoria serão emitidos dois contracheques: um da Prefeitura, como servidor ativo, e o primeiro contracheque como servidor aposentado. Isso porque no primeiro mês da aposentadoria será feito o acerto dos dias trabalhados, paga a diferença de férias e o 13° salário proporcional. Os dois contracheques poderão ser acessados simultaneamente neste portal pela tela de login ou acessando aqui. Eles são visualizados em sequência (um embaixo do outro). Do segundo mês em diante você receberá apenas um contracheque já como servidor aposentado.

Atenção: caso ocorra a aposentadoria em um padrão, mas exista outra matrícula ativa, serão emitidos dois contracheques: um como servidor ativo e outro, como servidor aposentado. Eles poderão ser visualizados separadamente, no Portal do Servidor, clicando aqui.

Com a aposentadoria, o contracheque vai mudar. Diferente do contracheque do servidor ativo, o contracheque do servidor aposentado contém apenas o provento de aposentadoria.

Fique sabendo:

Provento = vencimento + adicional + outras gratificações (se houver)

Você vai poder visualizar o contracheque pela internet e imprimir o documento. Basta acessar o portal RH 24 Horas.

Também é possível receber o contracheque pelos Correios no endereço cadastrado junto ao IPMC. Neste caso, se você mudar de endereço, faça a alteração para o novo endereço pelo RH 24 Horas ou compareça ao instituto parta fazer a mudança.

Cálculo

A aposentadoria ou provento é calculada considerando os seguintes descontos, obrigatórios por lei:

  • IPMC - quem ganha até o teto do regime geral da previdência social, ou seja, até R$ 5.839,45, não contribui para o IPMC.
  • Quem ganha acima desse valor vai continuar contribuindo, mas apenas sobre a diferença entre o valor da  aposentadoria e o teto do regime geral.

Conheça as alíquotas:

2017 - 11% (servidor) e 22% (PMC)

2018 - 11,5% (servidor) e 23% (PMC)

2019 - 12% (servidor) e 24% (PMC)

2020 - 12,5% (servidor) e 25% (PMC)

2021 - 13% (servidor) e 26% (PMC)

2022 - 13,5% (servidor) e 27% (PMC)

2023 - 14% (servidor) e 28% (PMC)

 

  • Imposto de renda - alíquota variável, de acordo com a faixa de renda do servidor aposentado (consulte a Receita Federal).

 

Tem também descontos opcionais:

  • ICS (plano de saúde) - alíquota de 3,9%
  • Seguro de Vida
  • Cartão qualidade
  • Associações/sindicatos
  • Empréstimos (Curitiba Consig)

 

Atenção: acompanhe sempre o que está sendo descontado no contracheque. Acesse aqui.