Como solicitar aposentadoria?

Se você está pronto para dar entrada no seu pedido de aposentadoria, o IPMC oferece duas opções: presencialmente, com agendamento, ou de forma online, pelo Portal do Servidor.

Confira abaixo como proceder em cada caso:

 

Aposentadoria presencial

Para abrir o processo de forma presencial, é necessário:

1. Agendar o atendimento
Acesse o site agendaonline.curitiba.pr.gov.br e escolha o melhor dia e horário.

2. No dia agendado, leve os seguintes documentos:

  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH);

  • Declarações adicionais (conforme o seu caso específico):

Situação

Documento necessário

Já possui outra aposentadoria

Declaração do ente indicando: cargo, carga horária semanal, horário de trabalho, data de admissão e data da concessão do benefício.

Recebe pensão

Declaração da entidade pagadora + contracheque atualizado.

Possui outro cargo, padrão ou função pública

Declaração do ente contendo: cargo, data de admissão, carga horária semanal e horário de trabalho.


Aposentadoria online

Se preferir, você pode iniciar o processo diretamente pelo Portal do Servidor, através do serviço:

 Pedido de Aposentadoria – Solicitar Online


Aposentadoria por regra do Magistério

Além dos documentos citados acima, você precisará apresentar:

  1. Declaração do Núcleo de Gestão de Pessoal – Educação
    Solicitar pelo e-mail: atendimentongpe@curitiba.pr.gov.br
    A declaração deve atestar 25 anos de efetivo exercício em funções do magistério.

  2. Tempo de magistério em outros regimes (INSS ou RPPS)
    É necessário apresentar declarações das unidades educacionais onde trabalhou antes de ingressar na Prefeitura de Curitiba, além da declaração do NGPE.

Como comprovar o tempo de magistério em outros regimes:

Tipo de Vínculo

Documento necessário

Serviço público

Declaração da escola ou Secretaria de Educação informando período, local e função desempenhada.

Escola particular

Declaração informando que se trata de Unidade de Ensino, com o período trabalhado e a função exercida (professor, diretor, etc.).

Escola encerrada

Apresentar: Relação de Vínculo do Trabalhador (emitida pela Secretaria do Trabalho) ou Comprovante de situação cadastral do CNPJ (site da Receita Federal) – Clique aqui para emitir


Dúvidas e atendimento

Se precisar de mais informações, fale com a equipe do IPMC:

Telefone: (41) 3350-3660
E-mail: atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.