Servidores conhecem mais sobre sua aposentadoria em reunião pela internet

08/04/2021 17:08

Na aposentadoria, cuidados com a saúde física e mental ajudam a manter a qualidade de vida
Na aposentadoria, cuidados com a saúde física e mental ajudam a manter a qualidade de vida

O diretor da Previdência do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba – IPMC, Hélio José Pizzatto, conversou pela internet, na manhã desta quinta-feira (8/4), com um grupo de servidores que agora são aposentados e fez um alerta sobre a importância de cada um ter cuidado com a sua saúde física e mental.

“Nós, quando nos aposentamos, precisamos ter mobilidade e força, para que possamos carregar o nosso corpo com conforto e segurança. E precisamos estar atentos aos sinais que nosso corpo dá. Nesta fase de forma especial, cuidem da saúde de vocês”, disse Pizzatto, que participa das reuniões mensais com os novos aposentados da Prefeitura de Curitiba.

Ele recomendou que aqueles que têm o plano de saúde dos servidores, o ICS (Instituto Curitiba de Saúde), aproveitem a possibilidade de fazer o check-up anual.

O ICS mantém o programa Prevencor. No mês do seu aniversário, o beneficiário pode fazer, sem pagar a coparticipação, uma série de exames. Basta comparecer diretamente em uma das unidades do Laboratório A+ Medicina Diagnóstica, rede parceira do ICS no programa. “E depois que sair o resultado dos exames, levem ao médico”, alertou Pizzatto.

Motivação

O diretor fez um apelo para que os novos aposentados não caiam no sedentarismo. “Busquem uma atividade que vocês gostem, encontrem motivação para fazer algo”, disse. A recomendação foi ouvida com atenção pela professora aposentada Sabrina Menegusso de Andrade.

“Me vi e me senti na fala dele. Sempre me movimentei, mas eu era uma pessoa ativa fake. Hoje faço atividades físicas frequentemente e sei que faz toda a diferença, meu corpo pede”, relata ela, que em 2017, a convite de uma amiga, ingressou num grupo coordenado por um educador físico. Agora, 16 quilos mais magra, Sabrina caminha, corre e faz treinos funcionais. “Hoje sou uma pessoa ativa”, completa.

Ela também elogiou a forma como o IPMC demonstrou na reunião a importância de cada servidor, nas suas diversas áreas. “Fomos acolhidos e valorizados pelo nosso trabalho enquanto servidores, foi engrandecida a nossa passagem pela Prefeitura de Curitiba”, comentou Sabrina que trabalhou 27 anos no Município.

Dados sempre atualizados

As reuniões de celebração da aposentadoria são também um momento para que os aposentados esclareçam suas dúvidas e recebam informações que são importantes na nova fase.

A gerente de relacionamento, Daniélle Sass, explicou como será o contracheque e como cada beneficiário pode acessar pelo portal do IPMC . Ela enfatizou a importância de todos terem sempre seus dados atualizados junto ao Instituto e lembrou que deve ser utilizado um e-mail particular pois, com a aposentadoria, o endereço eletrônico corporativo fica indisponível.

Ela colocou a equipe de atendimento do IPMC à disposição sempre que os novos beneficiários tiverem qualquer dúvida, seja por telefone (3350.3660 ou 3350.3661), e-mail (atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br ) ou no atendimento presencial, que deve ser agendado, serviço que foi implantado recentemente.

Cursos e formações

Uma das questões levantadas pelos participantes da reunião está relacionado ao acesso a informações sobre as formações realizadas pelos profissionais da educação, já que os servidores não acessam mais o Portal do Servidor quando se aposentam.

Quem precisar buscar a comprovação de algum dos cursos que fez, pode encaminhar a solicitação para o e-mail certificados@curitiba.pr.gov.br . O Núcleo de Gestão de Pessoal – Educação responde a respeito do assunto por este endereço.

Daniélle convidou a todos para que entrem no site do IPMC e vejam as informações disponíveis. Ela ressaltou que recentemente o IPMC criou um novo menu com novos serviços para os aposentados. Diversas informações que o aposentado acessava pelo Portal do Servidor são encontradas no menu de serviços.  

Durante a reunião, os participantes receberam, por e-mail, o certificado de reconhecimento público.

Compartilhar

Mais notícias