Sábado tem mutirões de recolhimento de lixo eletrônico em oito pontos

02/06/2023 17:15

A coleta dos equipamentos e resíduos será feita neste sábado (3/6) por associações do programa Ecocidadão, das 9h às 15h. Foto: Luiz Costa/SMCS (arquivo)

No fim de semana que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Prefeitura de Curitiba vai promover mutirões de recebimento de lixo eletroeletrônico em oito bairros da cidade. A coleta dos equipamentos e resíduos será feita neste sábado (3/6) por associações do programa Ecocidadão, das 9h às 15h.

Os moradores poderão levar aparelhos eletrônicos estragados ou que não estão usando, como cabos e baterias, para serem descartados corretamente.

Os mutirões de recolhimento do lixo eletroeletrônico fazem parte da programação do Mês do Meio Ambiente, que a Prefeitura preparou para junho.

Podem ser levados computadores, geladeiras, smartphones, fornos elétricos, micro-ondas, aparelhos de som, ventiladores, desumidificadores, torradeiras, batedeiras, aspiradores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, tablets, notebooks, impressoras, carregadores de celular, cabos, entre outros.

Sustentabilidade

As peças serão separadas e encaminhadas para darem origem a outros bens. O plástico presente nos aparelhos pode ser usado como matéria-prima para os novos, gerando mais sustentabilidade na cadeia produtiva.

A diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, explica que, além de colaborar com as famílias dos integrantes das associações do Ecocidadão, levar o lixo eletrônico aos mutirões reduz o risco de descarte incorreto. “Em aterros sanitários ou bota-fora irregulares, os compostos químicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, alerta.

No ICI

Continua disponível o recolhimento do material, também, no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), no Cabral. Quem faz o recolhimento é a Reciclemais, do Ecocidadão, todas as primeiras sextas-feiras do mês. São levados os materiais gerados no local, assim como de funcionários do Ippuc e de moradores da primeira quadra da Rua São Pedro, onde fica o ICI.

Mais informações sobre o descarte correto de resíduos e os serviços disponíveis estão no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br e no site da Família Folhas.

Serviço: Mutirão de recolhimento de lixo eletrônico

Data: 3/6 (sábado)

Pontos de coleta de lixo eletrônico:

Parque Barigui: acesso pela BR-277, no estacionamento em frente ao heliponto
Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
Administração Regional Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
Parque São Lourenço: Rua José Brusamolin, 125 - acesso pela Rua Mateus Leme
Parque Tingui: acesso pela Rua Professor Dario Garcia com a Rua José Casagrande, próximo à ponte
Rua da Cidadania Santa Felicidade: esquina das ruas Madre Clélia Merloni e Via Vêneto
Largo Padre Albino Vico: na frente da Paróquia Santuário São José, com acesso pela Avenida República Argentina
Horto Municipal do Guabirotuba: Avenida Senador Salgado Filho, 947