Regionais distribuem mudas gratuitas a partir de segunda (24/1)

21/01/2022 16:12

A partir da próxima segunda-feira (24/1), as dez regionais da cidade começam a ser abastecidas por mudas de árvores nativas que podem ser retiradas gratuitamente pela população. Foto: Levy Ferreira/SMCS
A partir da próxima segunda-feira (24/1), as dez regionais da cidade começam a ser abastecidas por mudas de árvores nativas que podem ser retiradas gratuitamente pela população. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Que tal começar o ano deixando Curitiba mais verde e resiliente às mudanças climáticas? A partir da próxima segunda-feira (24/1), as dez regionais da cidade começam a ser abastecidas por mudas de árvores nativas que podem ser retiradas gratuitamente pela população. (Veja o cronograma e os endereços abaixo). 

O trabalho faz parte do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, que agora é anual. Cada regional terá 500 mudas para distribuição. Será necessário, apenas, o preenchimento de um cadastro simples, com o local e as características do plantio para que seja fornecida a muda mais adequada. 

Poderão ser plantadas espécies como os ipês amarelo, roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho, palmeira imperial, entre outras. O engenheiro ambiental responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro, lembra que em áreas privadas não há restrição de plantio, mas em via pública, além de autorização, é preciso seguir algumas regras.

“Isso porque a cidade tem normas de urbanização, fiação elétrica e outras características que precisam ser levadas em consideração, como a largura das calçadas, por exemplo”, esclarece.

Antes que acabe

Salgueiro reforça que a procura pelas mudas nas regionais é sempre grande e os estoques acabam rápido. Mas quem ficar sem, pode solicitar via Central 156 e retirar no Horto da Barreirinha (Av. Anita Garibaldi, 5550). “O critério é o mesmo, o cidadão faz um rápido cadastro e ajuda a cidade”, explica.

Além da beleza, as árvores garantem equilíbrio térmico e abrigo para a fauna silvestre.  

Onde buscar a sua muda?

A partir de segunda-feira (24/1)
Manhã - REGIONAL BAIRRO NOVO - Rua Tijucas do Sul, 1.700
Tarde - REGIONAL PORTÃO - Rua Carlos Klemtz, 1.700 

A partir de terça-feira (25/1)
Manhã - REGIONAL PINHEIRINHO - Avenida Winston Churchill, 2.033
Tarde - REGIONAL TATUQUARA - Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n 

A partir de quarta-feira (26/1)
Manhã - REGIONAL MATRIZ - Praça Rui Barbosa, 101 
Tarde - REGIONAL SANTA FELICIDADE - Rua Santa Bertilla Boscardin, 213 

A partir de quinta-feira (27/1)
Manhã - REGIONAL CIC - Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 
Tarde - REGIONAL BOQUEIRÃO - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430

A partir de sexta-feira (28/1)
Manhã - REGIONAL BOA VISTA - Avenida Paraná, 3.600 
Tarde - REGIONAL CAJURU - Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
 

Compartilhar

Mais notícias