Regionais Boqueirão e CIC comemoram aniversário com extensa programação

28/03/2023 17:18

Regionais Boqueirão e CIC comemoram aniversário com extensa programação. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Um dia de homenagens, mostras artísticas e oferta de serviços. Assim será esta quarta-feira (29/3) na Rua da Cidadania do Boqueirão e na Administração Regional da CIC. É que além dos 330 anos de fundação de Curitiba, a data marca os aniversários de 28 anos da Rua da Cidadania e 18 anos da Administração Regional.

Os polos descentralizados de serviços públicos concebidos pelo prefeito Rafael Greca para aproximar os curitibanos que moram nos bairros da Prefeitura, os dois locais celebrarão os seus aniversários desde o início da manhã.

Cada local presta cerca de 25 mil atendimentos mensais aos moradores das suas áreas de abrangência. São cerca de 207 mil moradores nos quatro bairros da CIC (Cidade Industrial, São Miguel, Augusta e Riviera) e 209 mil nos também quatro bairros da Regional Boqueirão (Boqueirão, Xaxim, Hauer e Alto Boqueirão).

Regional CIC

Na CIC, a programação começa às 8h30 com um café da manhã para os servidores e segue com lanche, brincadeiras e atividades culturais ao ar livre para um grupo de crianças da comunidade. A previsão é de que as atividades vão até as 11h para comemorar os 18 anos de instalação da regional.

“Deve ser a penúltima comemoração nesse local, que em breve terá uma sede própria como Rua da Cidadania, moderna, com energia solar e possibilidade de reuso da água, entre outros diferenciais”, diz o administrador regional da CIC, Raphael Keiji Assahida, referindo-se ao início da construção do imóvel, na Nossa Senhora da Luz.

Desde sua inauguração, em 2005, a Administração Regional da CIC funciona na Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, na Cidade Industrial.

A mais antiga da cidade

Mais antiga Rua da Cidadania de Curitiba, a do Boqueirão comemora 28 anos das 8h30 às 16h30 com uma extensa programação. “A proposta é aproveitar o movimento mensal da Quarta Cidadã, que é uma feira realizada para aproximar e dar conhecimento ao público dos serviços de rotina e novas ações da Prefeitura”, explica o administrador regional, Ricardo Dias.

Entre as atrações haverá a exposição de poemas escritos por alunos da rede municipal de ensino da Regional. Frequentadores de unidades da FAS (Fundação de Ação Social) apresentarão um banner feito em homenagem à cidade, cantarão para o público e mostrarão ilustrações criadas por eles e o painel Curitiba Feliz Cidade.

O público visitante também poderá ouvir apresentações de violeiros, de artes marciais e de cães do Grupo de Operações com Cães da Guarda Municipal. Também haverá distribuição de mudas de árvores do desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, mutirão de vagas de emprego do Super Muffato, coleta de lixo eletrônico e unidade do Fala Móvel – a consulta pública sobre o que os moradores querem para a cidade.

No local também haverá estações com brincadeiras e jogos para as crianças, informações sobre saúde e alimentação saudável e a tradicional Feirinha da Rua da Cidadania. O Exército, que possui unidade próxima ao local, também estará presente no evento.