Na abertura do Natal 2022, espetáculo atrai grande público ao Centro Histórico

23/11/2022 15:33

Abertura do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022 com a encenação do auto Espírito de Amor e Confraternização no Largo da Ordem - Curitiba, 22/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Abertura do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022 com a encenação do auto Espírito de Amor e Confraternização no Largo da Ordem - Curitiba, 22/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O auto Espírito de Amor e Confraternização deu a largada para a extensa programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022. Um trecho do espetáculo foi apresentado na noite desta terça-feira (22/11), na abertura oficial dos festejos, e atraiu grande público para o Centro Histórico.

A partir desta quarta-feira (23/11), o espetáculo que ficou dois anos sem apresentações em razão da pandemia, será encenado integralmente e volta a ser uma das principais atrações natalinas até 1º de dezembro, de terças às quintas-feiras, sempre às 19h30. 

Após a solenidade com os patrocinadores, no Memorial de Curitiba, as atenções voltaram-se para as sacadas da Casa Hoffmann, onde um dos atores entoou a Ave Maria, da ópera de Pietro Mascagni. Na sequência, o público acompanhou a cena do nascimento de Jesus, no palco em frente à Igreja da Ordem. A festa terminou em grande estilo com show de fogos do alto do Memorial de Curitiba.

O espetáculo, produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, utiliza as fachadas históricas como cenário, percorrendo um circuito que começa nas janelas do Palacete Wolff, na Praça Garibaldi, e termina no Largo da Ordem, com a encenação do presépio junto a uma grande árvore de Natal. Figurinos barrocos, óperas e canções natalinas, luzes, cores, sons e efeitos especiais enchem os olhos e mantêm a vibração do público do começo ao fim. Participam do espetáculo 25 atores. 

Apaixonados pelo Natal

Muitas famílias foram assistir a estreia do auto e se encantaram com a superprodução. Moradores de Curitiba há dois anos, vindos de Uberlândia (MG), o casal Poliana e Thales Bitencurt, com a filha Ana Lívia, de 2 anos, disseram estar admirados com o Natal curitibano.

"Acompanhamos a programação no ano passado e não tínhamos visto nada igual, em nenhum lugar. É algo tão bonito e com tanta coisa pra fazer. É impressionante", descreveu Poliana, dizendo que quer aproveitar ao máximo a programação deste ano. "Eu particularmente sou apaixonada pelo Natal, e quero passar essas memórias para minha filha", afirmou o casal Poliana e Thales Bitencurt.

A professora Vanessa Kloster também veio em família prestigiar a abertura das festividades. Acompanhada do esposo Diego e dos filhos Gustavo e Isabela, de 7 e 12 anos, ela saiu de seu bairro, a Fazendinha, especialmente para ver o auto que ainda não conhecia. "A gente procura acompanhar sempre. No ano passado, fomos ao Parque Barigui fazer o percurso drive-thru", conta Vanessa. "A cada ano a programação está melhor, com muito mais opções", completou Diego.

Unindo o útil ao agradável

O eletrotécnico Márcio Orlando Stelmach tinha visto o auto Espírito de Amor e Confraternização em 2019, antes da pandemia, e agora trouxe a esposa Edicione Carvalho de Souza e a filha Maria Clara para assistir também. "É um espetáculo muito lindo, autêntico, que chama a atenção. A gente gosta de participar", destacou. Moradores do Pilarzinho, o casal pretende ver outras atrações, como os espetáculos do Parque Tanguá e do Passeio Público.  

Unir o útil ao agradável foi a ideia da capixaba Yohana Mazzini ao vir para Curitiba realizar um curso na área de design. Empresária do ramo, ela é de Cachoeiro do Itapemirim (ES). "Antecipei minha viagem em dois dias justamente para aproveitar a programação natalina de Curitiba. A gente sempre ouve falar que aqui é a capital do Natal", justificou. "Vou ficar até sábado e pretendo ver outras atrações, como o show de drones no Parque Barigüi, pois adoro tecnologia. O que tiver de programação nesta semana, estarei lá para acompanhar", adiantou Yohanna.

Roteiro do espetáculo

A primeira cena é na sacada do Palacete Wolf. Do alto da janela, o arauto e os emissários anunciam o nascimento de Jesus. Na segunda cena, na sacada do Solar do Rosário, os Reis Magos apontam a Estrela de Belém. Na terceira, em frente ao Memorial de Curitiba, anjos cantam a música Jesus Piedoso (Pie Jesu), composta por Andrew Lloyd e Kin André Arnesen. Depois, as atenções se voltam para as janelas da Casa Hoffmann, onde um cantor de ópera entoa a Ave Maria do italiano Pietro Mascagni (1863 -1945). A última cena, o Auto do Nascimento de Jesus Cristo, com o Sagrado Presépio Vivo, acontece no entorno da Árvore de Natal, em frente à Igreja da Ordem. O espetáculo termina com show de fogos de artifícios.

 

Auto de Natal Espírito de Amor e Confraternização*

Data: 23, 24, 29, 30 de novembro e 1º de dezembro
Horário: 19h30
Local: início na Praça Garibaldi, 7, São Francisco
*em caso de chuva o espetáculo será realizado dentro do Memoria de Curitiba

 

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Compartilhar

Mais notícias