IPMC estreita novos canais para atendimento dos aposentados

24/01/2022 14:23

Todos os meses, o IPMC organiza reuniões virtuais com os novos aposentados para um momento de diálogo e de esclarecimento de dúvidas. Curitiba, 02/12/2021. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), responsável pela gestão dos benefícios dos aposentados da Prefeitura de Curitiba, busca cada vez mais estar próximo do servidor do Município. O grupo de aposentados ligados ao regime próprio de previdência do Município é formado por cerca de 16,5 mil pessoas.

“Temos trabalhado com muito zelo e respeito por cada um dos aposentados da Prefeitura”, diz o presidente do IPMC, servidor de carreira Ary Gil Merchel Piovesan, nesta segunda-feira (24/1), quando é comemorado o Dia do Aposentado.

“Vivemos um momento bastante difícil para todos há quase dois anos, devido à pandemia. A equipe do IPMC está sempre aberta para atender da melhor forma nossos beneficiários, de acordo com a necessidade que eles têm. Por isso, temos trabalhado para fortalecer os canais de comunicação com o nosso público, seja por telefone, pela internet, ou mesmo com as reuniões mensais nas quais os novos aposentados têm a chance de saber mais sobre a aposentadoria e esclarecer suas dúvidas”, assegura Piovesan.

Quando o servidor se aposenta, ele deixa de interagir com o Núcleo de Gestão de Pessoal da sua secretaria ou órgão e seu ponto de contato com a Prefeitura de Curitiba passa a ser feito por meio do IPMC.

Educação previdenciária

A partir de fevereiro, além do diálogo com os que já são aposentados, o IPMC oferecerá um bate-papo sobre educação previdenciária para futuros aposentados. As secretarias que tiverem interesse em levar o tema aos seus servidores, podem agendar o encontro.

As reuniões serão conduzidas pela gerente de relacionamento do Instituto, Daniélle Sass. “Entendemos que a informação permite que todos compreendam a importância desta fase da vida, saibam como conduzir seus compromissos, que são diferentes quando você não está mais na ativa. É importante que cada um esteja realmente pronto para ingressar na aposentadoria, que é uma etapa de vida longa para muitos de nós”, ressalta Daniélle.

Além da informação correta ao beneficiário, o Instituto trabalha para que os recursos que pertencem aos servidores sejam bem gerenciados.

O diretor de Previdência, Hélio Pizzatto, que participa das reuniões mensais com novos aposentados, destaca aos servidores o cuidado com o dinheiro.

“O IPMC tem tomado todas as medidas para que o Instituto seja saudável e possa garantir a remuneração enquanto cada um dos servidores viver. Esse é o nosso papel, cuidar para que o sistema seja sustentável”, afirmou Pizzatto, na primeira reunião com aposentados em 2022, dia 5 de janeiro.

Saiba como utilizar os serviços do IPMC

O site do IPMC reúne diversas informações úteis aos aposentados e aos que vão se aposentar.

Para agendar o atendimento de pedidos de aposentadoria, pensão por morte de servidor, atendimento relativo ao auxílio-funeral e comunicação de óbito, utilize a Agenda Online.

O servidor também pode encaminhar o seu pedido de aposentadoria pelo Portal do Servidor.

Sempre que precisar de atendimento por telefone, ligue para 3350-3660, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.

Se você quer falar com o IPMC por e-mail, escreva para atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br