Instituto alerta sobre o bloqueio de benefícios

19/02/2020 14:21

O  IPMC publicou no Diário Oficial e no site do Instituto os nomes de uma aposentada e de uma pensionista que não participaram do Censo Previdenciário e que, por isso, terão suspenso o pagamento da aposentadoria e da pensão a partir deste mês. As beneficiárias são Maria de Lourdes Custódio e Dirce Ribeiro Cardoso.

Enquanto elas não comparecerem, os benefícios permanecerão suspensos. “Depois que elas trouxerem a documentação,  voltarão a receber normalmente”, diz o diretor de Previdência, Hélio Pizzatto.

O diretor ressalta que o Censo Previdenciário está previsto em lei e deve ser cumprido por todos. “O objetivo da prova de vida e do recadastramento é proteger o dinheiro que é de todos os servidores”, diz.

O IPMC é responsável pelo regime próprio de previdência social dos servidores municipais de Curitiba.

A documentação exigida para aposentados e para pensionistas no Censo Previdenciário é diferente. A lista está no site do IPMC.

Quem não concluiu também pode ter bloqueio

No início de fevereiro, houve o bloqueio do cartão qualidade de 500 aposentados e pensionistas que não concluíram as etapas do Censo Previdenciário. O cartão é utilizado para compras em estabelecimentos conveniados.

Os que têm alguma pendência terão que completar a apresentação da documentação exigida antes do dia 6 de março, quando eles também poderão ter o benefício suspenso. A lista dos beneficiários nesta situação está no site do IPMC.

Para saber quais são os documentos que falta apresentar, os aposentados e os pensionistas podem verificar o Comprovante de Atualização Cadastral com Pendências / Reagendamento, documento entregue quando foi feita a prova de vida.

O beneficiário também pode entrar em contato com o IPMC por telefone para receber as orientações. Os números para o atendimento são 3350-3646 ou 3350-9617. O horário para atendimento é das 8h às 17h.

Texto: Secretaria Municipal de Comunicação Social - SMCS