Curitiba vai ganhar duas linhas de ônibus que vão ligar terminais a parques

23/11/2022 15:45

A partir do próximo domingo (27/11), as linhas vão fazer a ligação direta com dois dos mais belos parques da cidade: o Tanguá e Lago Azul. Foto: Hully Paiva/SMCS

A população de Curitiba vai ganhar, a partir do próximo domingo (27/11), duas novas linhas de ônibus, com ligação direta com dois dos mais belos parques da cidade: o Tanguá, no bairro Taboão, e Lago Azul, no Umbará.

As linhas 177-Terminal Cabral/Pq Tanguá e 794- Terminal Pinheirinho/Pq. Lago Azul vão funcionar exclusivamente aos domingos, com tarifa a R$ 5,50, que pode ser paga no cartão Urbs (usuário e isento) e nos cartões de débito e crédito.

A iniciativa faz parte do projeto Parques da Cidade, que constitui na criação de linhas de transporte coletivo ligando terminais de integração diretamente aos parques que não possuam ligação pela Rede Integrada de Transporte (RIT).

Curitiba é reconhecida pela diversidade de parques. São 64,5 metros quadrados de área verde por habitante e o curitibano gosta de aproveitar esses espaços para lazer e práticas de esportes.

“Havia a necessidade de melhorar o acesso da população por meio do transporte coletivo a alguns parques, principalmente para quem mora mais longe. Assim, criamos essas duas linhas, que permitirão, com o pagamento de uma única tarifa, de R$ 5,50, a ligação desses espaços com a Rede Integrada de Transporte”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

A linha 177-Terminal Cabral/Pq Tanguá vai percorrer 12 quilômetros e terá 33 paradas (ida e volta), com saídas a partir das 8h do Cabral frequência de 40 em 40 minutos. O último ônibus sairá 20h do Tanguá.

A linha 794-Terminal Pinheirinho/Pq Lago Azul terá 20 km e frequência de hora em hora. O primeiro ônibus sai às 8h do Pinheirinho e o último às 19h30 do Lago Azul. São, ao todo, 53 paradas (ida e volta).

Segundo o presidente da Urbs, a próxima linha a ser criada será Terminal Boqueirão/Parque Náutico, mas o projeto depende de obras de infraestrutura para acomodar a linha de ônibus.

Os demais espaços verdes, como Barigui, Barreirinha, Opera de Arame, Pedreira Paulo Leminski, São Lourenço, Passeio Público, Zoológico, Bacacheri, Tingui, Atuba, Jardim Botânico e Museu de História Natural possuem várias linhas de atendimento como alimentadoras, interbairros, expressos e troncais que passam nas proximidades.

Parque Tanguá

Com uma área total de 235 mil metros quadrados, o Parque Tanguá foi inaugurado na primeira gestão do prefeito Rafael Greca e faz parte das unidades de conservação localizadas na bacia do Rio Barigui.

Suas atrações ficam por conta das fontes, do mirante belvedere, do Jardim Poty Lazzarotto, em estilo francês, e do paredão de pedras com queda d’água, que aparecem com frequência nas fotos dos visitantes. Para o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022, além de ganhar iluminação especial, o parque vai sediar uma das programações mais amadas pelos curitibinhas: um dos dois carrosséis venezianos da cidade (o outro ficará no Passeio Público). Interessados em fazer a visita podem ir ao local diariamente, das 6h às 20h.

Lago Azul

Com 128,5 mil metros quadrados e localizado no extremo Sul de Curitiba, o parque Lago Azul foi implantado em 2008. A origem do espaço é uma antiga propriedade, onde funciova m moinho de milho e o lago, construído com águas represadas do Rio Ponta Grossa.

E dele é possível ter uma vista geral, a partir do mirante de madeira, que fica no ponto mais alto da área. O acesso ao mirante é feito por trilha aberta no bosque com vegetação nativa exuberante. O visitante também pode percorrer caminhos, acessos e recantos que valorizam a natureza e a paisagem local.

No Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022, o Lago Azul vai ser, mais uma vez, uma das atrações, com um presépio em tamanho natural. O local funciona diaramento das 6h às 20h.