Com mais leitos e maior oferta de cirurgias, Hospital do Idoso celebra 11 anos

31/03/2023 17:26

Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, celebra 11 anos no SUS de Curitiba. Curitiba, 31/03/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O Hospital Municipal do Idoso celebrou nesta sexta-feira (31/3) seu 11º aniversário com uma boa notícia: em 2022, foram mais de 2,2 mil cirurgias, o mesmo patamar de 2019, antes da pandemia do coronavírus.

Os números confirmam a retomada das ofertas de atendimentos que foram suspensos, entre 2020 e 2021, devido ao aumento de internações por covid-19.

“Sem o hospital, nós não teríamos como atender às necessidades de Curitiba durante a pandemia”, disse o prefeito Rafael Greca, depois de receber, em nome do município, o certificado de Cidade Amiga das Pessoas Idosas.

O nível de aprovação dos usuários do hospital - mesmo durante a pandemia – se manteve em 98%. “Não é por acaso: é porque a equipe quer e acredita que pode fazer a diferença na vida de tantas pessoas”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

“Já ganhamos muitos prêmios, mas nenhum é tão importante quanto a satisfação dos nossos pacientes”, observou o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz, que administra o hospital.

A comemoração dos 11 anos teve "parabéns para você" e bolo na recepção do hospital, com grande participação dos gestores e funcionários.

Leitos e serviços

Em 2022, foram 7 mil internamentos. Os idosos foram a maioria entre os atendidos: 3,7 mil pacientes, 250 deles em terapia intensiva.

O centro de Terapia Intensiva (CTI) passou a contar com 30 leitos, 10 a mais do que em 2019, no período pré-pandemia. O aumento da oferta de leitos foi seguido pela manutenção da qualidade e segurança do paciente.

O Centro de Terapia Intensiva (CTI) foi destaque em projeto de Boas Práticas, promovido pelo Ministério da Saúde, por zerar, desde novembro de 2021, os casos de infecção por uso de cateter central.

Inaugurado em 29 de março de 2012, o hospital tem um total de 144 leitos – 109 são de enfermaria. São 657 funcionários, entre médicos (92), enfermeiros (85), técnicos de enfermagem (322) e equipe multiprofissional (44).

“Para 2023 precisamos avançar na ampliação da nossa governança clínica e da incorporação tecnológica em consonância com a saúde 4.1 da Secretaria Municipal da Saúde (SMS)”, destaca o diretor do hospital, Peterson de Souza.

Na prática, isso significa implantar tecnologias para a realização de procedimentos menos agressivos e mais efetivos, como a implantação o procedimento de enucleação a laser da próstata.

A técnica de cirurgia é indicada no tratamento da Hiperplasia Benigna Prostática (HPB) e substitui a raspagem, procedimento mais invasivo, com maior tempo de recuperação e de reincidência.

A vasectomia passou a ser feita pelo Hospital do Idoso em julho de 2022. Foram 146 procedimentos realizados no ano passado e 69 até a primeira quinzena de março deste ano.

Unidade Referenciada

O Hospital do Idoso implantou em janeiro de 2022 a Unidade Referenciada, em que oferece diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, consultas em três especialidades (cirurgia geral, urologia e neurologia) para pacientes que aguardam nas Unidades de Pronto Atendimento.