Carmen Monarcha e Max Petrônio apresentam clássicos da música italiana

10/06/2024 14:40

Músicas populares italianas como O Sole Mio e Volare, além de árias de óperas famosas como La Traviata e O Mio Babbino Caro. Assim será o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba que acontece nesta quarta-feira (12/6) no Teatro Positivo. Foto: Pedro Ribas/SMCS
Músicas populares italianas como O Sole Mio e Volare, além de árias de óperas famosas como La Traviata e O Mio Babbino Caro. Assim será o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba que acontece nesta quarta-feira (12/6) no Teatro Positivo. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Músicas populares italianas como O Sole Mio e Volare, além de árias de óperas famosas como La Traviata e O Mio Babbino Caro, interpretadas por músicos internacionais. Assim será o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba que acontece nesta quarta-feira (12/6) no Teatro Positivo. Os intérpretes, a soprano Carmen Monarcha e o tenor Max Petrônio, são o ponto alto deste concerto, que celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil.

A realização é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Consulado Geral da Itália em Curitiba. Os ingressos já estão à venda e há uma iniciativa solidária: quem doar itens de higiene pessoal e limpeza, destinados às famílias afetadas pelas recentes inundações e deslizamentos no Rio Grande do Sul, terá direito a meia-entrada.

Sob a regência do maestro Evandro Matté, o programa do concerto é um passeio pelos diversos estilos da música italiana. Além das músicas já citadas, o público poderá apreciar clássicos populares como Per Amore, Vivo Per Lei e Caruso. A trilha sonora do célebre compositor Ennio Morricone também fará parte desta celebração musical.

A aclamada soprano brasileira e integrante da Johann Strauss Orchestra do maestro André Rieu, Carmen Monarcha, é o destaque da noite com sua voz poderosa e expressiva. "Cantar o repertório italiano é sempre muito bom, é uma língua sonora, expressiva e, além disso, o público sempre se envolve e retribui com entusiasmo. Acho que conseguimos fazer um repertório bonito, leve e com melodias que todos reconhecem", disse.

Além disso, o concerto acontecerá no Dia dos Namorados, o que adiciona mais um tema à noite: "A expressividade dos textos é sempre muito rica em uma mensagem de alegria e positividade. O amor estará no ar também com melodias românticas conhecidas e, claro, vários duetos românticos", concluiu.

Antes do início do concerto, haverá uma cerimônia especial na qual o Consulado Geral da Itália em Curitiba entregará a Comenda Ordine della Stella d'Italia, uma homenagem concedida pelo Presidente da República Italiana a indivíduos que se destacaram por estreitar os laços de amizade entre seus países e a Itália.

Festa da República Italiana e entrega de comendas Ordine della Stella d'Italia

Regência: Evandro Matté 
Solistas: Soprano - Carmen Monarcha e Tenor - Max Petrônio 
Data: Quarta-feira, 12 de junho, às 20h 
Local: Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido) 
Ingressos: Guia Curitiba

Compartilhar

Mais notícias