Atendimento é preparado para acolher e informar aposentados e pensionistas

16/09/2019 17:12

A equipe de atendimento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) encarregada do recadastramento dos servidores aposentados e dos pensionistas é preparada de forma permanente. O Censo Previdenciário começou há um ano e o trabalho tem a participação de nove estagiários, todos estudantes universitários de cursos como Administração, Ciências Contábeis, Economia e Gestão de Recursos Humanos.

Desde maio, em reuniões mensais, os estagiários participam de formações sobre temas relacionados ao acolhimento e ao atendimento dos aposentados e pensionistas que comparecem mensalmente para fazer a prova de vida, exigida por lei.

Na última formação da equipe do Censo Previdenciário, no início de setembro, a médica geriatra da Secretaria da Saúde, Ivete Berkenbrock, falou ao grupo sobre doenças degenerativas.

Também houve palestras, ao longo do ano, sobre violência contra a pessoa idosa; etnia declarada nos cadastros; ética nas relações; busca ativa e a atuação do serviço social do IPMC; tutela, curatela, guarda e representação legal; e trabalho atuarial no IPMC.

Cleison Ribeiro Ayres, um dos coordenadores do Censo Previdenciário do IPMC, debateu com eles a importância do desenvolvimento de equipes e avaliação de resultados. Conceitos como o de gestão pública, administração pública e recursos públicos foram apresentados. Também foram explorados os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

“Aos poucos, eles vão conhecendo outro lado do trabalho da Prefeitura de Curitiba. A cada palestra, debate ou apresentação, avaliamos os aprendizados e incentivamos que eles participem, proponham mudanças, quando necessário”, comenta.

Estas oportunidades permitem que eles também cresçam nas suas carreiras.

Novos aprendizados

O estagiário João Vitor Lotz, estudante de Economia, integra a equipe de atendimento há um ano e aprova as formações. “Elas ajudam no desenvolvimento e no planejamento das atividades, pois nós também podemos contribuir”, conta o jovem.

Ele cita, entre as palestras, a do setor jurídico, que explorou com o grupo detalhes da documentação exigida em cada situação, e a que foi feita pela assistente social da Fundação de Ação Social Rubia Suziane de Oliveira.

“Ela nos fez pensar em como é a vida dos aposentados e pensionistas fora daqui. Eles podem ter problemas familiares que nós desconhecemos quando fazemos o atendimento”, diz.

“Para mim, é normal ter contato com os mais velhos, pois sempre convivi com meus avós. Aqui, trabalhando, aprendo coisas novas. Hoje sei melhor como contornar determinadas situações”, completa.

Atendimento suspenso

Por causa das formações, pode acontecer de não haver atendimento nas sextas-feiras que eles estão em treinamento. “Nestas datas, nenhum atendimento é agendado”, declara Cleison Ayres. Também não há atendimento telefônico.

As próximas datas nas quais haverá suspensão do atendimento são dias 25 de outubro e 22 de novembro.

A orientação aos aposentados e aos pensionistas é para que observem qual a data do seu agendamento. Quem tiver alguma dúvida a respeito da data agendada pode entrar em contato pelos telefones 3350-3646 e 3350-9617.

Fonte: Secetaria Municipal de Comunicação Social - SMCS