Aposentados podem dar aceite e receber o pagamento da licença-prêmio neste ano

24/03/2023 15:11

Se todos derem o aceite, serão pagos mais de R$ 57 milhões a 1.606 aposentados e a 124 representantes do espólio de servidores falecidos

A partir desta sexta-feira (24/3), aposentados da Prefeitura de Curitiba podem dar o aceite no pedido de licença-prêmio pelo sistema da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento. Também é possível acessar o sistema clicando no banner disponível no portal do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba). O aposentado deverá informar CPF e a senha que já utiliza no portal e clicar na opção IPMC.

O prazo para acessar o sistema, verificar os valores e dar o aceite termina dia 10 de abril. A Prefeitura de Curitiba planeja pagar todos os aposentados que fizeram o seu pedido até dezembro de 2022, desde que deem o aceite. O pagamento será neste ano, em parcela única.

O valor consolidado até o dia 31/12/2022 é de até R$ 57.276.050,57, conforme portaria. Os que têm licença-prêmio parcelada em 2021 e 2022 terão suas parcelas quitadas em 2023.

A previsão, segundo levantamento da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) é de que 1.606 aposentados poderão receber o pagamento.

Outros 124 representam o espólio de servidores falecidos que já fizeram o requerimento. Nestes casos, a solicitação para recebimento da licença-prêmio em dinheiro deve ser feita no Núcleo de Gestão de Pessoal da secretaria na qual o servidor trabalhou, por meio de requerimento específico.

A Prefeitura de Curitiba começou a pagar as licenças-prêmio em atraso a partir de 2020, após aprovação de legislação municipal. Naquele ano, havia pagamentos em atraso aos aposentados desde 2013. Com o pagamento deste ano, as licenças-prêmio estarão quitadas até dezembro de 2022.