Aposentados e pensionistas contam com novo menu de serviços

30/03/2021 10:05

Usuário pode escolher serviços favoritos

O IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) disponibiliza, a partir desta semana do aniversário de Curitiba, pelo site do Instituto, diversos serviços para os servidores aposentados da Prefeitura de Curitiba e pensionistas.

“Com o novo menu, estamos proporcionando aos aposentados do IPMC a possibilidade de acesso a todas as suas informações funcionais, de quando estavam na ativa. Também será facilitado o acesso a outros sites que podem ser do interesse dos nossos mais de 18 mil beneficiários”, explica o presidente do IPMC, Breno Pascualote Lemos.

Segundo ele, a expectativa do IPMC é que aposentados e pensionistas aproveitem ao máximo as possibilidades do site, busquem as informações sempre que precisarem, naveguem pelas notícias e explorem todos os conteúdos. “O Portal do IPMC oferece mais do que apenas o contracheque, que é o serviço mais acessado”, declara Lemos.

Semelhante ao Portal do Servidor, depois que informar seu CPF e senha, o aposentado ou pensionista poderá pesquisar facilmente o serviço que procura na barra de busca, no topo da página.

Escolha seus serviços favoritos

Além disso, terá a opção de escolher aqueles serviços que mais utiliza para que eles fiquem entre os favoritos, como já acontece com o contracheque, a cédula C e a redefinição de senha.

Para selecionar os seus favoritos e deixar a página adequada as suas necessidades, basta o beneficiário clicar no serviço e, depois que estiver aberta a descrição e o link direto, clicar no ícone (desenho) de estrela, na lateral direita de cada serviço.

É possível selecionar até seis favoritos, além dos três serviços fixos (contracheque, cédula C e redefinição de senha). Quem preferir, não precisa favoritar.

O que haverá de novo

A consulta de documentos importantes relativos à vida funcional do servidor aposentado ficará mais fácil. Dentre eles estão o adicional por tempo de serviço, a consulta de dependentes, o extrato de contribuições e o histórico funcional. Também poderá emitir a declaração funcional com informações do seu tempo de servidor ativo e dados complementares desde a sua aposentadoria.

Quando a informação solicitada for sobre aspectos da vida funcional, os pensionistas receberão uma mensagem indicando que trata-se de informação exclusiva para servidores.

Os beneficiários poderão verificar se seus dados cadastrais estão corretos junto ao IPMC. Também será possível acessar o Fale Conosco tendo o formulário já preenchido com os dados pessoais. O sistema reconhecerá as suas informações porque o aposentado estará logado, ou seja, terá informado seu CPF e senha.

A oferta dos serviços será implantada gradualmente.

Acesso a outros sites úteis

O acesso a outras páginas que podem interessar aos aposentados e aos pensionistas também estará disponível.

Dentre elas estão o portal Aprendere, que disponibiliza cursos para a comunidade, o do Cartão Qualidade, a Cartilha de Seguros IMAP, a Central 156, o CuritibaConsig, a CuritibaPrev, Diário Oficial, Guia de Serviços, para acessar as diversas possibilidades de serviços da Prefeitura de Curitiba oferecidos pela internet, o portal do plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), Legislação, Nota Curitibana, o Sistema Único de Protocolo, para consulta de processos no IPMC.

O novo menu atende a uma solicitação feita pelos aposentados, que antes acessavam essas informações por meio do portal RH 24 Horas, desativado em 2020, quando o novo Portal do Servidor passou a funcionar.