13 mil aposentados e pensionistas participaram do Censo Previdenciário

19/02/2020 14:27

O Censo Previdenciário consistiu em duas etapas, a prova de vida e o recadastramento, com a atualização de todos os dados mediante comprovação. Tudo está previsto em lei federal e municipal.

Durante o ano de 2019 um total de 13 mil aposentados e pensionistas participaram do Censo Previdenciário do IPMC. Convocados para comparecer no mês do seu aniversário, os beneficiários apresentaram a documentação exigida.

O Censo Previdenciário consistiu em duas etapas, a prova de vida e o recadastramento, com a atualização de todos os dados mediante comprovação. Tudo está previsto em lei federal e municipal.

Com o Censo Previdenciário, o IPMC evita fraudes que podem prejudicar todos aqueles que contribuem para o regime próprio de previdência e protege os dependentes dos beneficiários.

Iniciado no último trimestre de 2018, o Censo Previdenciário garantiu, naquela primeira etapa, atualização dos dados dos aposentados e pensionistas para atender às exigências do e-Social, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, válido em todo o país. Ao longo do 2019, foram convocados aqueles que se aposentaram até dezembro de 2017.

Em janeiro

Parte daqueles que foram chamados e não puderam comparecer foi reagendada para o mês de janeiro de 2020. Eles estão sendo atendidos no 2º andar do Edifício Delta, localizado na Avenida João Gualberto, 623, torre C, no bairro Alto da Glória. A recomendação é para que todos que remarcaram compareçam na data e no horário estabelecido.

Se não puder comparecer no dia agendado, o beneficiário deve entrar em contato o mais rápido possível com o instituto pelos telefones 3350-3646 ou 3350-9617.

Quem não participa do Censo Previdenciário pode ter o pagamento da aposentadoria ou pensão suspenso. Antes disso, o beneficiário tem o cartão qualidade, utilizado para compras em estabelecimentos credenciados, bloqueado. Até 48 horas após o recadastramento, o cartão volta a ser liberado para utilização.

O ano de 2019 foi encerrado com 64 cartões ainda bloqueados. O serviço social do IPMC, realiza a busca ativa para tentar localizar os aposentados e pensionistas que não participaram do Censo Previdenciário.

No próximo dia 15, aposentados e pensionistas que fizeram aniversário nos meses de agosto, setembro e outubro e não participaram do recadastramento terão a suspensão do pagamento do benefício. Ao longo de 2019 houve o bloqueio do benefício para dez pessoas.

Todos os beneficiários do IPMC devem acompanhar as informações sobre convocação para o Censo Previdenciário pelo site do IPMC.

Texto: Secretaria Municipal de Comunicação Social - SMCS.