Imposto de Renda: Aposentados de 2019 têm dois comprovantes de rendimentos

27/02/2020 09:36

Os mais de 1.200 servidores que se aposentaram em 2019 já podem consultar no portal RH 24 Horas o comprovante de rendimento, documento com as informações necessárias para o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2020, ano-calendário de 2019.

Neste primeiro ano depois da aposentadoria, estes servidores têm dois comprovantes, um da Prefeitura de Curitiba, referente ao período em que ainda estavam na ativa, e outro do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), relativo aos meses em que já estavam aposentados.

O instituto esclarece que a partir do ano que vem estes servidores aposentados terão apenas um comprovante, o do IPMC.

Como acessar

Os dois documentos podem ser acessados e impressos pelo portal RH 24 Horas. O aposentado deve informar a matrícula, a senha e escolher a entidade na qual trabalhou quando estava na ativa.

Na aba Vida Financeira, escolha Comprovante de Rendimentos - IR. Quem se aposentou em 2019, verá os documentos em sequência (um após o outro).

Os que se aposentaram antes de 2019 e os pensionistas também podem imprimir o documento pelo RH 24 Horas. No caso dos pensionistas, a entidade escolhida deve ser o IPMC.

O prazo para a entrega da declaração anual do imposto de renda começa na próxima segunda-feira (2/3) e vai até o dia 30 de abril.

Texto: Secretaria Municipal de Comunicação Social - SMCS