Comprovante de rendimentos dos servidores e aposentados está disponível

27/02/2020 14:59

Comprovante de rendimentos dos servidores e aposentados já está disponível

Servidores da ativa, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba já podem separar o comprovante de rendimentos para preencher a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2020, ano-calendário de 2019.

A Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal antecipou a liberação do documento, disponível desde o dia 21/2. O prazo legal neste ano seria até 28 de fevereiro.

O documento é necessário para que os servidores da Prefeitura de Curitiba e os pensionistas possam fazer a declaração de imposto de renda. As pessoas físicas devem apresentar a declaração no período de 2 de março a 30 de abril de 2020.

Para visualizar ou imprimir o documento, basta acessar o portal RH 24 Horas, digitar matrícula, senha e escolher a entidade, que é a secretaria a qual o servidor está vinculado. Quem é pensionista, clica em IPMC.

Na aba Vida Financeira, a pessoa deve escolher o item Comprovante de Rendimentos - IR. O documento também é conhecido como Cédula C.

Quem se aposentou em 2019 vai visualizar dois comprovantes de rendimentos - um como servidor da ativa, outro como aposentado. Os documentos aparecem em sequência (um após o outro).

As dúvidas sobre a declaração anual podem ser esclarecidas pelo site da Receita Federal, que disponibilizou arquivo de perguntas e respostas. Veja aqui: perguntão.

Texto: Secretaria Municipal de Comunicação Social - SMCS