Beneficiários do IPMC terão acesso ao contracheque apenas pela internet

11/11/2019 16:40

Site RH24h

A partir de janeiro, quem é aposentado ou pensionista do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) não receberá mais o contracheque pelos Correios. A medida já está sendo adotada para os novos aposentados desde o mês de setembro.

Todos os 16,6 mil beneficiários do IPMC, entre aposentados e pensionistas, poderão visualizar o contracheque acessando o portal do IPMC ou o RH 24 Horas. Pelo portal também é possível imprimir o documento.

Sem a impressão e envio dos contracheques pelos Correios, o IPMC reduzirá os gastos em cerca de R$ 16 mil todo o mês. A medida também contribui para a proteção ao meio ambiente.

A prática é repetida em outros regimes próprios de Previdência, que não imprimem mais o contracheque.

Menos papel

Respeitada a legalidade e a temporalidade exigida para cada tipo de documento, a Prefeitura busca reduzir a quantidade de papel gerada nos diferentes processos administrativos, de forma moderna e ágil. Metas como esta já são uma tendência na administração pública pelo país.

Aposentado desde 2016, Nilton José Stocco já acessa o contracheque pela internet e utiliza o celular para muitos serviços e pagamentos.

“No início, tive dificuldade. Meus filhos me ajudaram. Hoje, faço muita coisa pela internet, consulto extrato, faço pagamentos. A quantidade de papel que eu guardava diminuiu”, conta Stocco.

A professora aposentada Cleusa Sampaio acredita que para algumas pessoas será necessário um período de adaptação. “Mas hoje em dia tudo é pela internet, pelo celular, por aplicativo, condomínio, banco, contas”, observa ela.

Como consultar o contracheque na internet

Para visualizar o contracheque de aposentado ou pensionista, acesse o portal do IPMC (www.ipmc.curitiba.pr.gov.br) ou diretamente o RH 24 Horas (http://rh24h.curitiba.pr.gov.br/). É pelo RH 24 Horas que você poderá consultar o documento.

Se você acessar o site do IPMC, clique em Aposentado e Pensionista e depois em Acesse o RH 24h. No portal RH 24 Horas, você deve informar a secretaria onde trabalhava quando estava na ativa (entidade), matrícula e senha. Quem é pensionista escolhe como entidade o IPMC.

Depois é só localizar na aba superior a opção Vida Financeira e nela escolher contracheque.

O beneficiário também poderá solicitar a impressão pessoalmente no IPMC (Avenida João Gualberto, 623 - mezanino). O atendimento é das 8h às 17h, sem interrupção no horário do almoço.

A equipe de atendimento também pode orientar os aposentados e os pensionistas que quiserem aprender a visualizar o contracheque pela internet.

Texto: Secretaria Municipal de Comunicação Social - SMCS