Aposentados sem recadastramento podem ter benefício suspenso em novembro

07/10/2019 15:26

Recadastramento e Censo Previdenciário no IPMC.
Curitiba, 14/02/2019.
Foto:Cesar Brustolin/SMCS
Recadastramento e Censo Previdenciário no IPMC. Curitiba, 14/02/2019. Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Censo previdenciário

Aposentados sem recadastramento podem ter benefício suspenso em novembro

O IPMC faz um alerta aos 75 aposentados e pensionistas que foram convocados (lista abaixo) e não fizeram o recadastramento do censo previdenciário. Aqueles que não comparecerem ao IPMC até 14 de novembro para se recastrar terão o seu benefício suspenso no mês de novembro.

Eles são aniversariantes dos meses de maio, junho e julho e deveriam ter feito a prova de vida no mês de aniversário. O IPMC publicou a lista de 83 pessoas no Diário Oficial de quinta-feira (26/9). De lá para cá, oito deles fizeram o recadastramento.

Esta foi a segunda vez que estes aposentados e pensionistas foram chamados. Eles receberam novamente uma correspondência no endereço cadastrado no IPMC.

O recadastramento é feito no Edifício Delta, localizado na Avenida João Gualberto, 623, torre C, no bairro Alto da Glória. Os beneficiários são atendidos no 2° andar.

Para fazer a prova de vida, é necessário apresentar a documentação exigida, conforme a correspondência recebida em casa. A lista de documentos também está no site do IPMC.

Cartão qualidade bloqueado

Os que têm o nome na lista abaixo e utilizam o cartão qualidade em suas compras estão com o cartão bloqueado. Se entrarem em contato com a central do cartão qualidade, eles serão informados que devem comparecer ao IPMC para o recadastramento. Só depois disso, o cartão qualidade será desbloqueado. O prazo é de até 48 horas depois que participarem do censo previdenciário.

Além da suspensão do cartão qualidade, a equipe do serviço social do IPMC faz a busca ativa para tentar localizar o servidor aposentado ou pensionista.

Eles fazem contato com o ICS, o Instituto Curitiba de Saúde, no caso dos que têm o plano de saúde, comparam informações, pesquisam nas redes sociais, consultam ex-colegas de trabalho dos servidores, vizinhos, entram em contato com os equipamentos públicos, como unidades de saúde e Cras (Centro de Referência da Assistência Social), e com empresas ou outras instituições próximas do endereço residencial cadastrado junto ao IPMC.

Depois desse amplo levantamento, se a pessoa não for localizada, o benefício é suspenso. O mesmo acontece quando é identificado o óbito do servidor aposentado ou do pensionista.

Se não puder comparecer

Quem é convocado para o censo previdenciário e não pode comparecer no dia agendado, deve entrar em contato o mais rápido possível com o instituto para reagendamento.

Os convocados com dificuldade de locomoção ou mobilidade reduzida que impeçam a apresentações dos documentos pessoalmente devem fazer contato para receber orientações para a visita domiciliar. Nos dois casos, os telefones para informações são 3350-3646 ou 3350-9617.

Aqueles que moram fora da Região Metropolitana de Curitiba têm a possibilidade de fazer o recadastramento enviando, pelos Correios, o formulário preenchido e os documentos autenticados em cartório, com reconhecimento da assinatura por verdadeiro. As informações e os formulários necessários estão disponíveis no site do IPMC.

Aposentados e pensionistas que ainda não fizeram a prova de vida:

Abrahão Felix Haratz
Adautilho Camargo